sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

DIA D RPG

"O maior evento 'Brasileiro' de RPG" de acordo com a Devir está chegando. Depois de muita organização, 10 e 11 de março serão 'o dia' para 21 cidades jogarem diversos sistemas num evento único. Espero que seja uma forma de reunir informações e RPGistas para saber a atual situação dos brasileiros.
O "Dia D" contará com a presença de convidados famosos nacionais: Douglas Quinta Reis (editor da Devir), e Maria do Carmo ( tradutora da Devir e Diretora da Ludus). O principal objetivo dos convidados será discutir sobre RPG e educação (um assunto que para os mais veteranos é pendente a muito tempo).

A idéia é original da Ludus, mas pouco pode se fazer uma ONG ainda pequena a favor de um evento dessa proporção. A Devir realizou o projeto junto com várias empresas e com massivo apoio de outras.

Mas a realização do evento não está tão 'RPGístico' assim. A programação de algumas cidades como Curitiba apóia e ajuda RPGs a serem publicados, dando uma grande atenção aos fãs específicos por RPG. Mas em cidades como São Paulo, que nesse caso é o início do RPG no Brasil, pouco se importou com "mostrar RPG", dando exibições seguidas de eventos relacionadas a mangás e animes. Eu imagino que mangás e animes tenham seus próprios eventos de grandes proporções. "Mangá, seriados e a cultura pop japonesa" é de subestimar o público. A imagem do RPG hoje em dia é vinculada aos mangás e aos animes, graças a muitas revistas de adaptação de mangá para sistemas, cursos de desenho simples em revistas, entre outros fatores. Mas um evento que ousa ser tão grande não poderia exibir tanta quantidade de animes.

Falta a iniciativa da Devir em fazer um evento sério. Mas espero que valha a pena conferir.

6 comentários:

Breno Zan disse...

o rpg esta lamentavelmente se contaminado pelo manga... a sorte é que gralmente esses mangas acabam por tentar criar modulos exlusivos de rpg.. oq limita o numero de jogadores de manga ja que muitas regras entre jogos não são compativeis umas com as outras :D GRAÇAS A DEUS!!!
e ainda vejo mais gente jogando RPG dq manga :)

Mauricio disse...

Legal o Blog, GOSTEI, viva o Via RPG!!!

Anderson disse...

Maneiro!!!

Poste sempre sobre esses eventos...

Anônimo disse...

lokoooooooo

Baby Dethe disse...

Vamu atualizar esse negocio aew, neh!!!

Jah tamu em Junhu, vcs esqueceram q esse negio aki existia, eh!

bjs!
=]

Leandro Pugliesi disse...

Fala Via RPG, também estou esperando atualizaçoes do site!

Bem, estou traduzindo material da 4a Edição, espero encontrar voês la para falarem oq ue acham!
http://rpgnew.blogspot.com/